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Mensagens

Relicários

Registos e Relicários O ArteAzul'Atelier possui uma coleção de registos e relicários, efetuados por Amélia Raio, cujas imagens podem ser observadas em arteazul.net . Os relicários, peças semelhantes aos registos, são executados com a mesma técnica e, do mesmo modo que os registos, segundo os objetivos do ArteAzul'Atelier, são utilizados vidros finos, cortados de acordo com os formatos previamente estabelecidos. Registos e Relicários (clique para visualizar em tamanho grande) Os relicários, num sentido mais sério e digno, são estruturas construídas de materiais diversos que permitem preservar corpos de santos ou parte deles; objectos; substâncias ou algo material para efeitos de veneração no âmbito religioso. Modernamente, os relicários vêm sendo também utilizados para guardar e ao mesmo tempo expor imagens tridimensionais de santos, do mesmo modo no sentido da veneração. São estes a que o ArteAzul'Atelier dá atenção especial.

Pintura de Sublimação

A "Pintura de Sublimação" é um tema a que o ArteAzul Atelier tem vindo a dedicar atenção em virtude da visualização de programa de origem argentina "Las Manos de Hermínia" que trata de artes decorativas. De momento, a investigação efetuada sobre este assunto diz respeito apenas à componente teórica, nomeadamente à pesquisa acerca das tintas usadas para esta técnica de artes decorativas e seus efeitos.

"A Sagrada Família" de Palma il Vecchio

Cópia efetuada a óleo de "A Sagrada Família" de Palma il Vecchio A imagem representa a pintura a óleo de Palma il Vecchio - "A Sagrada Família". Palma il Vecchio, pintor veneziano, começou a pintar este quadro em 1508, terminando-o no ano de 1512. N'A Sagrada Família gravada nesta obra, segundo a inspiração do seu autor, além do Menino, sua Mãe Maria e José, figuram também São João Baptista e Maria de Magdala (Madalena). O brilho das cores e o enquadramento dos personagens na paisagem são aspetos que caracterizavam a pintura veneziana.  Uma das atividades que o ArteAzul'Atelier tem vindo a desenvolver é a reprodução a óleo de Arte Sacra, de pintores clássicos, por Amélia Raio. 

Relógios com molduras envelhecidas

"Relógios com molduras envelhecidas" é um dos temas que, através de algumas sugestivas imagens, Cris Valansuelo apresenta no seu blogue " Ateliê Cris Valansuelo ". São para o ArteAzul Atelier assuntos considerados importantes aqueles que constituem alguma novidade. É o caso dos relógios com molduras envelhecidas. De facto, são inesgotáveis as técnicas de artes decorativas e suas nuances. Qualquer objeto é suscetível de ser pintado, decorado, transmitindo-se-lhe beleza e mesmo um cunho personalizado. Esta forma de levar a arte decorativa até ao último recanto de uma determinada obra é admiravelmente entusiasmante. Repare-se que a autora emoldurou determinados objetos - relógios - decorados ou não, valorizando sobremaneira as molduras que os envolvem.

Técnicas nas artes decorativas

As variadíssimas nuances nas artes decorativas Constata-se que existem um sem número de técnicas nas chamadas artes decorativas às quais, neste blogue, damos especial importância. É útil realçar que, por sua vez, cada técnica por si só estabelece também uma infinidade de nuances, dependendo, claro está, da imaginação criativa de cada artista. Os instrumentos, as tintas e as misturas que se efetuam com estas dão origem a resultados teoricamente infinitos. De facto, de uma técnica que percorreu a história, sendo por isso tradicional, podem diferentes artistas retirar resultados diversos. Estes resultados, no entanto, conseguem-se na maior parte das vezes depois de muito trabalho experimental e de muito estudo e pesquisa. Concluímos deste modo que a criatividade inovadora é importante para o desenvolvimento das artes decorativas, tornando-as dinâmicas, mais ricas e interessantes, reconhecendo-se, contudo, a importância da preservação histórica e tradicional das técnicas e respetivo

As Artes Decorativas Artesanais

É bem verdade que as políticas de ensino de sucessivos governos das últimas décadas em Portugal sofreu uma negativa tendência no que respeita ao incentivo da destreza manual que, segundo os especialistas, contribui largamente para a formação e o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens, permitindo aos adultos manter o entusiasmo em tudo quanto manualmente se pode transformar e compor, dando largas à imaginação criativa.

A propósito da Pintura Naif

A propósito de artigo sobre Pintura Naif , convém referir que artistas naifs sempre existiram, convivendo com manifestações estéticas mais elaboradas. No Brasil, por exemplo, os museus de arte sacra guardam muitos ex-votos , ou seja, obras de pintura e escultura oferecidas aos santos como reconhecimento após uma graça alcançada.

Pintar em tecido

Por diversas vezes, em ocasiões festivas especiais, sentimos a necessidade de acrescentar algo criativo e original, marcando o acontecimento. Sem expectativas exageradas, a solução pode encontrar-se em pormenores tão simples como por exemplo uma pequena fita de tecido pintada com um pequeno arranjo floral. A fita de tecido pode bem ser um espaço para inscrever pequenas referências a uma data especial ou, simplesmente, para homenagear uma pessoa. Essas referências ficarão naturalmente bem enquadradas se acompanhadas de uma composição previamente desenhada e pintada.

A facilidade da pintura a óleo

O Óleo tem sido, desde os grandes pintores clássicos até aos artistas dos dias de hoje, a técnica mais utilizada nas suas obras, principalmente o óleo sobre tela. Esta técnica tem sido encarada como uma arte maior, usada por uma certa elite de pintores, uma minoria que se considera de prestígio e que detém na realidade algum poder de influência nas correntes artísticas e nos meios académicos. Entende-se, inclusivamente, que a expressão a óleo é apenas acessível a alguns dotados. Evidentemente que o contrário desta ideia também se manifesta por alguns pintores de renome.

Materiais e utensílios para pintar a óleo

São necessárias mínimas condições de trabalho para pintar a óleo e, por isso, convém ao artista munir-se de um conjunto de materiais e utensílios. Além de um bom cavalete, deve dispor de uma paleta, pincéis de diversos tipos e tamanhos, um frasco com óleo de linhaça, outro com aguarrás (solvente), uma espátula, algumas barras de carvão para esboços e um conjunto de tintas básicas. A pintura a óleo admite vários tipos de suporte. O mais comum é a tela de linho mas costuma usar-se também a madeira, chapas de fibra de madeira prensada ou mesmo papel-cartão. Convém recordar que as tintas a óleo "atacam" as telas. Por isso, estas devem estar preparadas para receber as tintas.